A Herança dos Filhos de Deus

 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós”. (I Pedro 1:3 e 4).

Fomos gerados de novo pela misericórdia de Jesus para sermos herdeiros com Ele de uma herança incorruptível conforme os versículos acima. Gerados de novo por quê? Porque éramos zambujeiros (Oliveira brava) (Romanos 11:17) “E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, fostes enxertado em lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira.” Éramos filhos da ira e das trevas, (Efésios 2:3) “Entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”. (Efésios 5:8) “Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”. Aí estão os motivos que levaram a Cristo nos gerar de novo para podermos ser participantes da herança eterna. Fomos adotados por Jesus Cristo, (Romanos 8:15) “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai”. O Espírito Santo testifica confirmando essa adoção, (Romanos 8:16) “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Isso só pode ser foi feito por Jesus, (João 1:12) “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome”.

O Apóstolo Paulo diz que somos filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo, (Gálatas 3:26) “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus”. E como filhos somos herdeiros, (Gálatas 4:7) “Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo”.
Fomos gerados de novo porque nenhum impuro poderá herdar as maravilhas de Deus, (Efésios 5:5) “Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicário, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus”.

E o que é ser herdeiros?

Herdeiros são aqueles que recebem herança via testamentária, familiar e etc. em suma; aquele que recebe algo que não era seu enquanto vivia o legitimo proprietário.

No sentido religioso, recebemos a herança por Jesus, (Gálatas 4:7) “Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo”. Cristo foi feito herdeiro de tudo e nós se permanecermos fiéis seremos herdeiros com Ele porque Ele nos deu o direito de sermos filhos de Deus, (Romanos 8:17) “E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo” (...).

A herança dos filhos de Deus é formosa (Salmo 16:5 e 6) “O SENHOR é a porção da minha herança e o meu cálice; tu sustentas a minha sorte. As linhas caem-me em lugares deliciosos; sim, coube-me uma formosa herança”. Deus nos fez participante dessa herança (Colossenses 1:12) “Dando graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz”. Essa herança formosa é a vida eterna para os que crêem em Jesus Cristo (João 3:15) “Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Apocalipse 21:7) “Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho”.

Para herdar a vida eterna aceite a Jesus Cristo com único Salvador. Creia em Cristo e leia a Bíblia

    

Pr. Ismar Vieira Malta

<<<VOLTAR