A Verdadeira Igreja e Confusão Religiosa


Qual é a verdadeira igreja de Jesus Cristo?
Qual é a sua identidade?
Qual é o seu nome?
Quem são seus membros?
Ela será revelada ao mundo?
A confusão religiosa.

No dia 06 de outubro de 2007 por volta das três horas da madrugada acordei-me e não consegui mais adormecer, foi então que, acredito eu, Deus começou a me trazer a mente essa matéria para que eu pudesse escreve-la.

Coloquei-me de joelhos e orei por uns instantes e fiquei meditando no assunto em pauta, antes das seis horas levantei-me, desci ao escritório para preparar o rascunho.

Procurarei responder as perguntas acima e após entrarei no assunto direto e sem reservas.

1) A verdadeira igreja de Cristo é invisível, embora esteja presente em todo o mundo.

2) Sua identidade é clara na observação literal da Bíblia Sagrada, obediência,
Santidade, fidelidade e submissão total a Cristo. Preparada por Ele mesmo (Efésios 5:27) “Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”.

3) Seu nome é Esposa do Cordeiro e ou Noiva de Cristo, (Apocalipse 19:7) Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

4) Seus membros são aqueles aceitam a Cristo como Salvador, e obedecem à risca os ensinos sagrados e lavam suas vestiduras no Sangue do Cordeiro como diz em (Apocalipse 22:14) “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas”.

5) Ela será revelada ao mundo, porém, não como uma igreja existente, mas como uma igreja que foi tomada repentinamente da terra pelo arrebatamento e já não mais existe no mundo, (1 Ts 4:17) (...)depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Estamos rodeados de tantas igrejas que se dizem ser a verdadeira e única Igreja de Cristo, porém Cristo não outorgou esse diploma a nenhuma identidade religiosa, placas e nomenclaturas que hoje se infestam por aí. A salvação do pecador não está restrita a esta ou aquela igreja, mas unicamente em Jesus Cristo, conforme  está escrito em (Atos 4:12) “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. Atribuir para si esse atributo é falta de conhecimento bíblico.
Fica claro que a verdadeira igreja de Cristo não se limita placas é invisível porque ela é composta de pessoas fieis aos ensinos de Deus, o que não se pode ver com os olhos humanos, só no dia do arrebatamento veremos e saberemos quem verdadeiramente servia a Deus, examine o que está escrito em (Malaquias 3:18) “Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve”.

6) Sobre a confusão religiosa, procuraremos descrever alguns engodos que se pregam em algumas igrejas, entre elas algumas que até se dizem evangélicas.

Não queremos fazer juízo, mas vejas os engodos e confusão que há em muitas igrejas o que se torna difícil crer que existem nelas membros da verdadeira igreja de Cristo, porque poderemos afirmar isso? Podemos afirmar porque tais igrejas não têm como base as Escrituras Sagradas e seguem ensinos estranhos, exemplos: como pode ter membros da igreja de Cristo no meio da idolatria, macumbaria e mesmo algumas que se dizem evangélicas, mas seus ensinos nada têm a doutrina bíblica? Tem que ser Bíblia ou nada!

Existem aquelas que foram instituídas unicamente por interesses espúrios, como sejam: Aquisições de bens materiais e para encher seus cofres emocionam os incautos e lhes apresenta promessas de riquezas, cura de infermidades, saúde, chaves de carros e com isso os menos esclarecidos que nem lêem a Bíblia deixam lá em suas salvas suas notinhas cinco, dez, cinqüenta e até cem reais de fato para esses enganadores a “benção” da parte financeira chega cedo, mas para os outros quando reclamam que não receberam a “benção” eles dizem vocês não tem fé, e lá vai mais dinheiro.

Nelas se pregam você é filho do Rei não podes viver doente e nem passar necessidades. Como poderemos admitir que essas igrejas tenham em si membros da Igreja verdadeira de Cristo se seus trabalhos nada têm haver com a doutrina bíblica, mas puramente interesses materiais tanto dos seus lideres quanto daqueles que lá aportam e lá permanecem? Se o fiel membro da igreja de Cristo não pode viver doente ou passar necessidade como explicar que Paulo o Apostolo e Timoteo tinham problemas com saúde? Veja o que diz na epístola (2 Coríntios 12:7) “E, para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar”.  Tudo indica que Paulo tinha problemas nos olhos, pelo que está escrito em (Gálatas 15) “Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os olhos, e mos daríeis”. Timoteo amigo e companheiro de Paulo tinha problemas no estomago e outras enfermidades conforme o Apostolo Paulo diz em, (1 Timóteo 5:23) “Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades, (1 Timóteo 5:23) “Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades”. Assim exploram os incautos e aqueles que não lêem a Bíblia com atenção e andam atrás de bens materiais como se fossem viver eternamente na terra.

A Igreja verdadeira e invisível ensina com exatidão que seu alvo e caminhar para o céu porque desde o momento que aceitamos a Cristo deixamos de pertencer a este mundo, Embora tenhamos que vivermos aqui a nossa vida terrena, mas prestem atenção no Jesus disse ao Pai em sua oração, (João 17:15 e 16) “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou”.

A igreja verdadeira embora invisível ensina e obedece todo conselho de Deus, e nunca deixa de falar sobre a morte de Cristo e Sua vinda nas nuvens para arrebata-la, como dizia o Apostolo Paulo em seu tempo, (Atos 20:27) “Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus”.

No meio religioso há uma mistura muito grande de fieis e infiéis que compõem a igreja de modo geral e como entender e poder distinguir a verdadeira no meio de tamanha confusão? Pregam somente o que o povo gosta de ouvir; bênçãos terrestres, saúde física, curas e revelações como se vida aqui na carne fosse eterna, Jesus disse que os sinais seguiriam a igreja, mas não que a igreja deveria seguir atrás de sinais, porque a missão da igreja verdadeira, embora os sinais a acompanhe, é anunciar o perdão e a salvação da alma através do Sacrifício de Cristo. A verdadeira igreja não anda atrás de sinais, mas eles é que a  seguirão conforme diz em (Marcos 16:17 e 18) “E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas;  pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão”. 

Para entender e distinguir a verdadeira igreja atentemos para o seguinte: Na realização de um casamento entram para a festa de  núpcias os convidados, mas muitas vezes entram  alguns que não são amigos do noivo ou da noiva, outros entram de bicão ou por curiosidade, veja o que diz a Bíblia sobre os que assim procede, (Mateus 22:11 a 13)  “E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste nupcial. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o e lançai-o nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes”. Entende-se perfeitamente que esses são os que mesmo estando na igreja vive na infidelidade para com Deus. São aqueles que acompanham a Igreja, porém não assumem compromissos com a Palavra de Deus, são somente religiosos que acompanharam a igreja invisível, mas pertenciam a igreja visível.

A verdadeira Igreja será um dia arrebatada da terra e aí distinguirá clara e visivelmente a verdadeira Esposa do Cordeiro de Deus, veja o que diz o Apostolo Paulo a respeito do arrebatamento da verdadeira Igreja do Senhor em (1 Ts 4:17) “Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”. Veja agora o que o Profeta de Deus diz a respeito dos fiéis e dos infiéis, da verdadeira e da falsa e mentirosa, (Malaquias 3:18) “Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve”.

Deveres dos Membros da verdadeira Igreja do Senhor

Se você quer ser membro da Igreja verdadeira deve viver afastado do mundo e suas concupiscências conforme exige a Palavra de Deus em (1 João 2:15) “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”. E ainda em (1 Pedro 3:11) “Aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a”. Viva como nova criatura conforme diz em (2 Coríntios 5:17) “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.

A verdadeira Igreja de Cristo encerrará suas atividades na terra no dia do arrebatamento e para isso o cenário já está sendo montado no mundo e principalmente no Oriente Médio, é só prestar atenção nos acontecimentos de hoje quando por toda parte estão invertendo os valores, até nos meios religiosos e o pecado assolando impiedosamente, hoje a preocupação maior é com os bens terrestres deixando os celestes em segundo plano.

Após o arrebatamento o mundo entrará em grande sofrimento com o juízo de Deus sobre as nações, o arrebatamento dera com um piscar de olhos como diz em (1 Coríntios 15:52) (...)  “num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”.

Não espere a Igreja verdadeira encerrar suas atividades aqui, filie-se a ela enquanto há tempo e seja fiel até a morte e receberás a coroa da vida diz em (Apoc.2;10) (...) “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.

Esteja atento, Creia em Cristo e leia a Bíblia.

Pr. Ismar Vieira Malta

<<<VOLTAR