Os Nomes de Jesus

(Isaias 9:6)

Os nomes atribuídos a Jesus Cristo no capitulo acima são de singular beleza.

Maravilhoso => Verdadeiramente Ele é maravilhoso, as maravilhas realizadas por Ele justificam esse Nome e isso é incontestável.

Conselheiro => Sua Palavra é o mais sublime conselho, conselho por excelência. Seus conselhos edificam, guiam e garante vitória aos que os obedecem e são eficazes.

Deus Forte => Não há Deus forte como Jesus, Ele é o Leão da tribo de Judá, é a Rocha Eterna, é a Estrela da Alva, ele venceu a morte, esmagou a cabeça da serpente.

Pai da eternidade => Ele é antes da eternidade. Sua origem é insondável, Ele é antes de tudo, é o Criador de todas as coisas, é o principio e o fim, é o primeiro e o derradeiro, antes Dele não houve outro e jamais haverá outro Deus como Ele.

Príncipe da Paz => Porque sem Ele não há e nem haverá paz, Ele é a verdadeira Paz. Ele destrói as armas e concede a paz.

Comentário sobre Seus Nomes:

Maravilhoso:

Maravilhoso é aquilo que encerra em si maravilhas, que causa admiração.
Ele é maravilhoso em conselhos, (Isaías 28:29) “Até isto procede do SENHOR dos Exércitos, porque é maravilhoso em conselho e grande em obra”.

Ele é maravilhoso no ensino (Salmos 119:130) “A exposição das tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices”.

Ele é maravilhoso em suas obras, (Salmos 139:1) “Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem”. Ainda em (Apocalipse 15:3) “E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor, Deus Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos!”.
Conselheiro

Sua Palavra é conselho permanente, (Provérbios 19:21) “Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do SENHOR permanecerá”. Examinemos ainda em (Salmos 33:11) “O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração, de geração em geração”.

Seus conselhos se confirmam, (Isaías 46:10) “Que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade”.

Ele é grande em conselhos, (Jeremias 32:19) “Grande em conselho e magnífico em obras”, (...).

Dele é o verdadeiro conselho, (Provérbios 8:14) “Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento, minha é a fortaleza”.

Ele dá conselhos aos que lhe pedem, (Jó 12:13) “Com ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento tem”.

Jesus é o nosso conselheiro, (Mateus 16:24) “Então, disse Jesus aos seus discípulos:

Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me”.

Deus Forte:

Ele é a Rocha eterna, (Isaías 26:4) “Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna”. Leiamos ainda em (Deuteronômio 32:4) “Ele é a Rocha cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos juízo são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é”.

Ele é o forte de Israel, veja o que o profeta diz em, (Isaías 1:24) “Portanto, diz o SENHOR Deus dos Exércitos, o Forte de Israel”... .

Essa Rocha (Pedra) é Cristo, (1 Coríntios 10:4) “E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo”.

Ele verdadeiramente é Deus Forte, (Isaías 10:21) “Os resíduos se converterão, sim, os resíduos de Jacó, ao Deus forte”.

Pai da Eternidade:

Ele é antes da eternidade, (Salmos 90:2) “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus”.

Moisés sabia e falava da eternidade de Deus (Deuteronômio 33:27) “O Deus eterno te seja por habitação, e por baixo de ti estejam os braços eternos; e ele lance o inimigo de diante de ti e diga: Destrói-o”.

Esse nome é desde antiguidade, examine o que diz o profeta em (Isaías 63:16)  “Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão nos não conhece, e Israel não nos reconhece. Tu, ó SENHOR, és nosso Pai; nosso Redentor desde a antiguidade é o teu nome”.

Sendo Ele Pai da eternidade, sempre será de eternidade em eternidade, leia o que diz em (Salmos 106:48) “Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, de eternidade em eternidade, e todo o povo diga: Amém! Louvai ao SENHOR”!

Príncipe da Paz:

Príncipe é o filho de rei.
Jesus é o Príncipe da Paz por ser Filho do Rei Eterno, isso diz o Apóstolo Paulo (Romanos 1:4) “Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos Jesus Cristo, nosso Senhor”. Jesus é Filho de Deus e Deus é Rei, logo, Ele é Príncipe, (Salmos 5:2) “Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei”.

Josué o recebeu como Príncipe, leia o que está escrito em (Josué 5:14) “E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR”.

Deus deu Seu Filho como Príncipe, está escrito em (Isaías 55:4) “Eis que eu o dei como testemunha aos povos, como príncipe e governador dos povos”.

Alem de Príncipe da Paz Ele é também o Príncipe da Vida, (Atos 3:15) “E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas”.
Jesus é o Príncipe da Paz.

Creia em Jesus, leia a Bíblia.

Pr. Ismar Vieira Malta

<<<VOLTAR