A Reverência em Nossa Vida


Em tudo devemos ter reverência para com a palavra de Deus, no nosso falar agir e viver. O nosso falar deve ser sim, sim; não, não, (Mateus 5:37) “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna”. Para isso se faz necessário deixar a velha natureza, (Colossenses 3:8) “Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca”.
Nosso falar deve ser moldado pela Palavra de Deus para não entristecer o Espírito Santo, (Efésios 4:30) “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção”. A Bíblia diz que a boca fala está cheio o coração, assim se Deus estiver em nossos corações falaremos das maravilhas de Deus, (Lucas 6:45) “O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca”. Precisamos ter muito cuidado com o que falamos, podemos conversar assuntos diversos com nossos amigos, vizinhos o que não podemos é falar coisas que venham a entristecer o Santo Espírito de Deus, Paulo nos adverte que é pecado até falar o que os gentios fazem em oculto, (Efésios 5:12) “Porque o que eles fazem em oculto, até dizê-lo é torpe”. E há muitos que tem prazer em comentar essas coisas.
A boca de quem não tem reverencia no que fala serve para sua própria condenação, (Provérbios 18:7) “A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios, um laço para a sua alma”. Existem pessoas cuja boca é um sepulcro aberto, (Romanos 3:13) “A sua garganta é um sepulcro aberto; com a língua tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios”. Não existem neles reverências nenhuma para com Deus e o cristão deve viver em reverencia para com o Senhor. Portanto o que ele fazem ou falam até dizer é pecado porque traremos com isso as abominações deles para nosso convívio.
Para reverenciar ao Senhor Jesus devemos evitar os falatórios e principalmente não falarmos uns dos outros (2 Timóteo 2:16) “Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade”. Ainda em, (Tiago 4:11) “Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz”.
Nossas palavras para serem reverentes devem ser agradáveis, (Salmos 19:14) “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, rocha minha e libertador meu!”
Quando nos reunimos mesmo em reuniões familiares deveremos reverenciar a Deus e não dar lugar ao diabo, (Efésios 5:19 e 20) “Falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. Devemos fazer tudo em Nome de Jesus quer por obras ou por palavras (Colossenses 3:17) “E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.
Devemos reverenciar a Deus purificando-nos, porque temos de Deus promessas maravilhosas que no tempo certo virão sobre nós, (2 Coríntios 7:1) “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus”.Que vivamos em reverencias a Deus. Em todo o nosso viver, nas nossas palavras, negócios sejam em reverência ao Senhor que nos salvou pela sua grande misericórdia.
Viva em reverência a Deus e Sua Palavra, creia em Cristo e Leia a Bíblia.

Pr. Ismar Vieira Malta

<<<VOLTAR