Trindade

Existe verdadeiramente a Trindade? Vejamos o que diz a Bíblia sobre a doutrina da Trindade!
Quando se diz trindade logo se entende três, mas falaremos da Trindade bíblica que indica um só Deus em três pessoas. Pai, Filho e Espírito Santo. Não existe na Bíblia a palavra Trindade, porém, podemos encontrá-la fácil e claramente dentro do conteúdo bíblico. A Trindade, assim como toda a Bíblia têm os que a combatem alegando que essa palavra não se encontra no Livro Santo, mas esses argumentos são fracos demais para enfrentar a própria Bíblia ode se encontra inserida a doutrina de Trindade, tão claramente que só não entende quem não quer.
João em sua primeira Epistola diz no capitulo (5:7) “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um”. Somente esse versículo é suficiente para provar a existência da Trindade; Deus Pai, a Palavra, (Jesus) e o Espírito Santo, porque quando se diz; a Palavra ou o Verbo significa “Jesus”, é só examinar como está escrito no Evangelho de João capitulo 1:1 “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.
No batismo de Jesus notamos novamente a manifestação da Trindade veja; (Mateus 3:16 e 17), “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. Observa-se claramente a Trindade, Jesus (Filho) sendo batizado, o Espírito Santo descendo sobre Ele, Deus (Pai) falando do céu, nota-se aí os três (Pai, Filho e Espírito Santo).
O apostolo Paulo confirma a Trindade em (Romanos 15:16) que diz: “Que eu seja ministro de Jesus Cristo entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo”.
Jesus Cristo também confirma em seus ensinos, examinemos o que diz em (Mateus 28:19) “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” Jeová (Deus Pai) se manifestava aos Patriarcas e Profetas. Jesus Cristo veio falando e agindo diretamente com raça humana, cumpriu Sua missão, trouxe a graça Salvadora realizou a obra da Redenção no Calvário, e após a ressurreição voltou ao céu e enviou o Consolador que está preparando a noiva de Cristo (Igreja) para o arrebatamento (João 14:26) “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”. Essa missão do Espírito Santo terminará no arrebatamento. Deus sempre falou com seu povo, falou pelos Patriarcas pelos Profetas e ultimamente falou-nos por Jesus, (Hebreus 1:1) “Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho”. E na continuação da obra ainda fala pelo Espírito Santo, (Apocalipse 2:11) “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte”.
Não temos três deuses, temos sim, um Deus Trino e verdadeiro que hoje fala conosco pelo Espírito Santo, (Apocalipse 2:7) “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus”.
Há muitos que não crê na Trindade simplesmente por não encontrar essa Palavra na Bíblia, isso acontece porque não examinam direito a Palavra de Deus porque pelos textos citados fica bem claro que a Trindade existe.
Pela Trindade somos abençoados conforme diz em (1 Coríntios 6:11), ...“Mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus”.
Quer creiam ou não a Trindade existe e está bem clara na Bíblia.
Creia em Cristo, leia a Bíblia.

Pr. Ismar Vieira Malta

<<<VOLTAR