O Sol Parou ou Não?

Na conquista de Canaã por Josué ele enfrentou cinco reis dos amorreus que tentavam tomar e aniquilar Gibeão e seus habitantes, com quem Josué havia feito tratado de paz. Josué sendo avisado preparou seu exército e veio de surpresa contra os inimigos causando-lhes muitas baixas e os perseguiu de tal maneira que fugiam, mesmo assim a batalha era tremenda, como o dia já estava para se declinar o que tornaria difícil uma total vitória á noite. Josué orou a Deus pedindo que o sol detivesse, (Josué 10:12) “Então, Josué falou ao SENHOR, no dia em que o SENHOR deu os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse aos olhos dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeão, e tu lua, no vale de Aijalom.” Em (Josué 10:13) diz o seguinte: “E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isso não está escrito no Livro do Reto? O sol, pois, se deteve no meio do céu e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro”. Com a extensão do tempo da luminosidade solar Josué venceu a batalha. Hoje, porém, a ciência diz que o sol não gira e que a terra é que gira e agora crer em quem, na Bíblia ou na ciência? Cremos na Bíblia e não contestaremos a ciência porque Josué não era cientista, mas um humilde e fiel servo de Deus. Ele estava preocupado com a luz solar e nada mais.
Os combatentes os ateus e incrédulos aproveitam esse texto para dizerem que aí há uma contradição entre a ciência e a Bíblia eles se esquecem que Josué não era um cientista, mas servo do Deus Altíssimo, por quem tudo fora criado. Veja o que diz em (Gênesis 1:14) “E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos”. É obvio que Deus tem poder sobre obra que criara.
A ciência estando certa, o milagre fora maior. Deus atendendo a oração de Josué parou todo sistema solar. Temos na Bíblia outros exemplos de interferência de Deus na natureza, exemplos: O mar Vermelho abriu para o povo passar. Dizem os combatentes que de certo em certo tempo um forte vento abria o mar e que Moises aproveitou uma dessas oportunidades, todavia é certo que Deus usou um forte vento para abrir passagem. Pergunto; e a ventania que aparecia de certo em certo tempo acabou? Outros dizem que Moises conhecia bem o mar e sabia que existia um lugar raso, mas a Bíblia diz que entraram pelo mar em seco, (Êxodo 14:22) “E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas lhes foram como muro à sua direita e à sua esquerda”. E o lugar raso desapareceu? Ou ainda existe? Houve também intervenção de Deus no rio Jordão, esse rio parou para Israel passar, (Josué 3:15 e 16). No versículo 17 do mesmo capitulo diz; “Porém os sacerdotes que levavam a arca do concerto do SENHOR pararam firmes em seco no meio do Jordão; e todo o Israel passou em seco, até que todo o povo acabou de passar o Jordão”. Havia ali também lugar raso ou ventania? Diante do exposto sabemos e cremos que Deus interfere e interferirá na natureza quando bem Lhe aprouve, após o arrebatamento haverá uma mui grande interferência de Deus na natureza em toda terra para o julgamento das nações.
Mas no caso de Josué o sol parou ou não? Sim, para nós que não somos cientistas e cremos na Bíblia o sol parou, não importa como, sua luminosidade se deteve conforme a necessidade do homem de Deus. Assim sendo, todo o sistema solar parou diante do pedido de Josué. O que é difícil, mas não impossível para Deus é Ele interferir na natureza do ateu, incrédulo e dos combatentes para curar-lhes a cegueira espiritual que os domina e os impedem de crerem nas verdades bíblicas. Vejamos o que a Bíblia diz em (1 Coríntios 2:14) “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura...” Pare ó irredutível e incrédulo combatente, pense; melhor é crer em Deus, porque você creia ou não, a Palavra de Deus é verdadeira, soberana e seu cumprimento é certo, escapa-te do juízo final crendo em Cristo.
Creia em Jesus Cristo e leia a Bíblia.

Pr. Ismar Vieira Malta