O Pastor e o Mercenário

O pastor e o mercenário ambos cuidam de rebanhos e principalmente de ovelhas. Existe diferença entre o pastor e o mercenário? Existe sim e grande diferença, porém, não prestando atenção não se nota dado a grande aparência entre ambos. Como distinguir essa diferença, em que ponto se deve observar?
Falaremos primeiramente do pastor, o pastor é aquele que cuida do rebanho com amor, carrega nos ombros a ovelha ferida, curando-a, limpando-a, tirando os carrapichos, dando-lhe água e alimento nas horas certa, o pastor leva o rebanho à pastos verdes às águas tranqüilas, enfim, sofre pelo rebanho que com carinho cuida, mas também usa a vara e o cajado quando necessário. Características do pastor; vive no meio e pelo rebanho, tem cheiro de ovelhas, ele não é um aproveitador, que só interessa a lã, a carne, o leite e a gordura, ele se também é uma ovelha e tudo faz para o bem do rebanho.
Falaremos agora do mercenário, o mercenário é aquele que cuida de rebanhos só por interesses, usa a lã, come a carne, vende o couro não se preocupa com as doentes e magrinhas porque não trás lucros, não produz mais, ele não lhes tira os carrapicho, não leva as ovelhas às águas tranqüilas e ás águas limpas. O mercenário age assim porque não é pastor, sua visão está no lucro, no Money Money, o mercenário não tem cheiro de ovelhas, mas o tem de um bom comerciante ele ainda diz: tudo é meu, Deus me entregou, tenho direito de usar como achar por bem.
Agora falaremos do rebanho de Jesus Cristo que é composto de seres humanos que figurativamente representam ovelhas, para esse rebanho Jesus constituiu pastores para cuidá-lo, (Ef. 4:11) O pastor deve saber que ele não é dono do rebanho, mas foi constituído para cuidar do mesmo de acordo com as ordens Bíblicas sem querer dominar-lo veja o que diz em (1 Pedro 5:3) “Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho”. Nunca li na Bíblia que Jesus tenha constituído mercenários para cuidar de Seu rebanho, porém, mercenários aparecem na área como se fossem pastores, eles agem conforme está escrito acima e só prejudicam o rebanho, esses um dia acertarão contas com o Sumo Pastor. A Palavra de Deus em (Ezequiel 34: 2 a 4) “Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize aos pastores: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas?
Comeis a gordura, e vos vestis da lã, e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
A fraca não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza”. (Quando são questionados eles dizem; isso é do antigo Testamento.)
Esse é o verdadeiro mercenário ele foge ao notar perigo, ele não cuida do rebanho, (João 10:13) Quantos tem se infiltrados na Obra de Deus, são manchas eles banqueteiam com as ovelhas apascentando a si mesmos, (Judas 12) encontrarão por certo seu fim no arrebatamento quando o rebanho estará nas Mãos do Pastor que não foi constituído, mas é o dono do mesmo, Pastor esse, que deu Sua vida para formar esse grande rebanho, (João 10:11)
As ovelhas que sofreram, gemeram e que foram exploradas, sugadas pelos mercenários, mas permaneceram fiéis receberão a incorruptível coroa de glória, (I Pedro 5:4) “E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória”.
Creia em Jesus e leia a Bíblia para não se confundir com os mercenários.


Pr. Ismar Vieira Malta.